20 de maio de 2011

Preparar para testes e exames.

Olá amigos e amigas, a ideia que hoje venho partilhar destina-se a quem tem filhos em idade escolar.
Estamos no 3º período lectivo que tem apenas 1,5 mês de aulas, é esta a recta final especialmente para aqueles que as notas contam e muito para a sua vida futura. O 2º período foi muito grande e cansativo, os miúdos já estavam saturados de aulas e tantos testes; o calor começou mais cedo o que não ajudou nada quem tem que estudar. Mas as férias da Páscoa sempre serviram para descansar um pouco.
A ideia é, ajudarmos os nossos filhos a sentirem-se menos cansados e a fortifica-los para aguentarem estes dias de testes ou exames que ainda faltam. Para tal nada melhor do que noites bem dormidas (pelo menos 8 horas) e assim o cansaço já não se sente tanto. Uma alimentação equilibrada é imprescindivel para se sentirem fortes, dai que devem ingerir:
- cereais, pão
- 3 doses de leite / dia
- 3 peças de fruta / dia
- carne, peixe e ovos
- arroz, batata e massa
- salada, legumes
- sopa
Quem não gosta de leite substitui por iogurte. Quem não gosta  de fruta mistura esta com leite e bate de forma a fazer um batido. Quem não gosta de salada ou legumes, utilizam-se estes na sopa passada de forma que ninguém sabe o que está lá misturado. O importante é que eles ingiram estes alimentos.
Nas vésperas de testes ou exames não dar fritos, pois estes dificultam o trabalho do cérebro, dar sim ovos que têm fosforo e ajudam no trabalho cerebral. Os cozinhados devem ser simples (cozidos ou grelhados) de modo a que a digestão não seja difícil; ninguém consegue estudar se se sentir enfartado, até tem sonolência.
Para além do descanso e da alimentação equilibrada os nossos meninos necessitam de estimulo e apoio de modo a encorajarem-se para esta etapa.
Bom estudo!
Até já ...

Sem comentários:

Enviar um comentário